sábado, 9 de agosto de 2014

DOIS LIVROS EM UM ...LIVRO VIOLETA E LIVRO AZUL com NUVEM MIXIRICA

a seguir O LIVRO VIOLETA da NUVEM MIXIRICA completo. e a seguir o LIVRO AZUL.
As observações abaixo de algumas páginas tem o propósito de facilitar a explicação da leitura para suas crianças, pois a intenção da autora é de despertar a inteligência emocional do leitor. Portanto as legendas em determinadas páginas levam o leitor/narrador à maior clareza do significado da intenção da autora. 
E assim quando a sua intenção for de despertar na sua criança, uma das qualidades que cito, é só ler o trecho da história da Nuvem Mixirica. Grata, com carinho Angella Lemos.










(nesta página 13: despertar a consciência de que Deus é a Força Interior e Exterior; 
reconhecimento de que a Força de Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a  percebemos quando estamos em harmonia e em equilíbrio, isto é com a Fé no coração.)




(nestas páginas do Livro Violeta: 14 e 15, a intenção é de despertar a consciência da necessidade suprema de se concentrar buscando energia equilibrada na suavidade das cores do arco-íris, na energia da natureza e na essência do ar. Isto é, na inspiração profunda, suave há maior e melhor funcionamento dos órgãos;despertar do interesse pelo significados das cores e o potencial de cada uma delas;despertar do hábito de interiorizar-se obtendo equilíbrio físico, emocional e mental, antes de qualquer tipo de atividade; despertar do interesse pelas emoções mais profundas e verdadeiras,

o Poder Emocional; despertar a consciência de que Deus é a Força Interior e Exterior;
reconhecimento de que a Força de Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a  percebemos quando estamos em harmonia e em equilíbrio, isto é com a Fé no coração.)
                                                 
(página 16: intenção de provocar a percepção, a identificação e distinção das formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres humanos; demonstração dos estados físicos da água; os seres humanos também se transformam conforme o ambiente; estímulo ao estudo;
consciência de que nascemos para adquirir conhecimento através da vida, estudando, pesquisando;
consciência de que viemos neste mundo para pensar, estudar, construir, brincar, criar um mundo melhor; reconhecimento da necessidade de pesquisar e de  adquirir conhecimentos para se obter uma resposta a uma dúvida ou curiosidade.)


“AS VIAGENS DA NUVEM MIXIRICA”
autora ANGELLA LEMOS
ilustrador VITOR HUGO
EDITORA ST5 de Rosa Bonini

“DOIS LIVROS NUMA CAPA= QUE DESPERTAM A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”

Texto: Angella Lemos –
Professora de Ed. Emocional na Educação INFANTIL E FUNDAMENTAL I
Ilustrações: Vitor Hugo
Direitos reservados com a Autora
Revisão: Professora Marinês Bonomo e Serg Smigg
Editora: ST 5
Livro Violeta: 67 páginas
Livro Azul: 44 páginas
Formato:14 x 20

Temas transversais: Pluralidade Cultural/Meio Ambiente/  Ética/ Saúde/Artes
Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia e História.
Temas abordados de modo geral:
-          meditação
-          energização do arco-íris e de toda a natureza em nosso corpo
-          cromoterapia
-          reprogramação mental com músicas de auto-estima
-          poluição do ar e da água
-          ecologia
-          consumo de energia elétrica
-          cuidados com a rede elétrica
-          preservação do Planeta
-          folclore brasileiro
-          escravidão – quilombos
-          indígenas – aldeias atuais –
-          valores humanos


A SEGUIR MAIS PÁGINAS DO LIVRO .."AS VIAGENS DA NUVEM MIXIRICA" de Angella Lemos ,...ed. ST5


(página 17)
estímulo ao estudo;
consciência de que nascemos para adquirir conhecimento através da vida, estudando, pesquisando;
consciência de que viemos neste mundo para pensar, estudar, construir, brincar, criar um mundo melhor;
reconhecimento da necessidade de pesquisar e de adquirir conhecimentos para se obter uma resposta a uma dúvida ou curiosidade; 
reconhecimento da importância da água para os seres vivos;
conscientização da necessidade da purificação da água;
reconhecimento da utilização da água;
reconhecimento da importância da união familiar, da comunicação entre os familiares;
reconhecimento de que a família é um grupo social que se caracteriza pela cooperação, compartilhar o que aprende e conhece. 
Pode ser identificado como um time de futebol, pois   há regras, rivalidades e união;
     
     


(página 18)
reconhecimento da importância da água para os seres vivos;



(página 19)
despertar do interesse em sentir-se bem com o bem;
auto-estima;
percepção da sensação no corpo de bem-estar, causada pela energia pura e positiva da água;

reconhecimento das diferentes formas da água.;
consciência de que Deus é a Força Interior e Exterior; 
reconhecimento de que a Força de Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a  percebemos quando estamos em harmonia e em equilíbrio, isto é com a Fé no coração;

(página 20)
percepção do tempo psicológico, a pré-história e do tempo cronológico a idade do Planeta;
reconhecimento do efeito da chuva sobre a terra – na formação de rios.

(pode-se comentar a utilização dos rios para a energia elétrica – usina hidrelétrica)



(páginas 21 e 22)
consciência de que faz parte da natureza e de que pode senti-la na sua essência;
reconhecimento do ecossistema – da relação que existe entre os seres vivos e o meio em que vivem, bem como suas recíprocas influências;

  


(página 24)
estímulo ao estudo;
consciência de que nascemos para adquirir conhecimento através da vida, estudando, pesquisando;
consciência de que viemos neste mundo para pensar, estudar, construir, brincar, criar um mundo melhor;
reconhecimento da necessidade de pesquisar e de adquirir  conhecimentos para se obter uma resposta a uma dúvida ou  curiosidade;
consciência da necessidade de se preservar o ar, identificando as causas da poluição.
reconhecimento da sua interferência e própria responsabilidade sobre a continuidade do Planeta;
reconhecimento da importância da conservação dos recursos naturais para benefício do Planeta;


(página 25)
identificar as conseqüências da poluição do ar para a saúde humana;
identificar as formas de evitar a poluição do ar;
reconhecimento do tempo cronológico da nossa história brasileira da época do Império;
conhecimento da cadeia alimentar;
desperta o interesse em conhecer melhor as disciplina de História, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
      


(página 26) 
a fantasia funde-se à realidade estimulando o leitor a conhecer costumes e valores habituais de época – cenário e romance (1817).
pode ser comentado no dia dos namorados (12 de junho)....na página 32
transmitir conhecimentos e comportamentos sociais que atravessam gerações constituindo a evolução cultural:
lazer
sarau 
óperas  italianas 

conhecimento de que as interferências externas influenciam na formação molecular da água;

      (página 27)
compaixão
conhecimento de que as interferências externas influenciam na formação molecular da água;

(página 28)
reconhecimento da era pré-histórica com vulcões e dinossauro;
cenário da era pré-histórica;
habitat pré-histórico
conhecimento de que as interferências externas influenciam na formação molecular da água;

29.
conhecimento de que as interferências externas influenciam na formação molecular da água;
identificação e distinção das formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres humanos;
demonstração dos estados físicos da água;
os seres humanos também se transformam conforme o ambiente;
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Ciências estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
      
30.
conhecimento de que as interferências externas influenciam na formação molecular da água;
identificação e distinção das formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres humanos;
demonstração dos estados físicos da água;
os seres humanos também se transformam conforme o ambiente;
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Ciências estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
      
31
identificação e distinção das formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres humanos;
demonstração dos estados físicos da água;

os seres humanos também se transformam conforme o ambiente;
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Ciências estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
      


(página 33) 
reconhecimento dos bons resultados numa sociedade que se preserve a ética e os bons costumes= cidade limpa e pessoas calmas e felizes;
sugestão de uma maneira de se agradar e alegrar alguém que se ama;
     
                                       
estimular o interesse pela nossa história, pelos costumes, pelo folclore brasileiro:

(tourada nas páginas do LV: 34 e 35) 




Este capítulo da página 36 à página 44 é dedicado à nossa querida e imortal Inezita Barroso...que em entrevista graciosamente cedida à autora Angella Lemos, revelou fatos pitorescos da sua infância e com sua imensa generosidade autorizou serem introduzidos nas histórias da Nuvem Mixirica...no Livro Violeta, o que nos honrou imensamente. E sua gentileza não parou por aí. Inezita convidou Angella Lemos a participar do seu Programa Viola Minha Viola na TV Cultura para apresentação do livro em 12 de outubro de 2006, e lá cantamos a música da Nuvem Mixirica composta pelo saudoso professor de violão e radialista Sr.Valter conhecido como Giramundo.
Emoção inenarrável e inesquecível.

p.36
(Inezita Barroso nas páginas do  LV: 36 a 44)
p.37
p.38
p.39
p.40
p.41
p.42
p.43
partitura para violão da música da Nuvem Mixirica. (da página 43)
p;44
p.45
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Geografia, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os  barcos pesqueiros  que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;


      
p.46
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os  barcos pesqueiros  que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;


curiosidade da vida do cavalo-marinho;
p.47
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os  barcos pesqueiros  que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;
p.48
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os  barcos pesqueiros  que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;
noção de cidadania (estimulo à participação na conscientização da preservação das praias);
reconhecimento da necessidade da reciclagem de materiais;
p.49
noção de cidadania (estimulo à participação na conscientização da preservação das praias);
reconhecimento da necessidade da reciclagem de materiais;
p.50
através das músicas aqui expostas podemos nos livrar das emoções negativas;
consciência da necessidade de se ter pensamentos positivos, livre de rancores, de mágoas;
consciência da possibilidade de se amar,aprovando-se, perdoando-se, perdoando, reciclando pensamentos;
reconhecimento do Poder de Deus e na necessidade de agradecê-lo pela vida que Ele nos oferece;
consciência de que a leitura constante de frases que possam estimular nossas virtudes, nos levam a combiná-las com os valores vivenciados e interligados, permitindo-nos reconhecer nossas emoções em determinadas situações do dia-a-dia compreendo-as e equilibrando-as evoluindo assim nossa Inteligência Emocional.;
reconhecimento da seriedade dessa alquimia no interior de cada um na transmutação de vícios, adquirindo uma qualidade de vida melhor;
reconhecimento que o som musical proporciona bem estar;
reconhecimento que a música oferece melhor estímulo para a auto-estima, pois cantarolando as frases ricas em valores levam o indivíduo a obter autonomia e autocontrole à sua personalidade;
     
      
p.51
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Geografia, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
noção do modo de ecossistema nos pólos;
reconhecimento de uma banquisa;
consciência da vida dos pingüins e focas;
consciência e estimulo em conhecer a ligação que há através das correntes marítimas entre os diferentes oceanos de nosso Planeta;
      
p.52
consciência de que Deus é a Força Interior e Exterior; 

reconhecimento de que a Força de Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a  percebemos quando estamos em harmonia e em equilíbrio, isto é com a Fé no coração;
identificar as conseqüências da poluição do ar para a saúde humana;
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Geografia e História, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
consciência de que há tribos indígenas reais isoladas do homem branco em regiões da Amazônia, recusando todo tipo de contato;
identificar as conseqüências da poluição do ar para a saúde humana


















Este é o Livro Violeta da Nuvem Mixirica completo.
Com carinho Angella Lemos e Nuvem Mixirica.

a seguir O LIVRO AZUL da NUVEM MIXIRICA completo.



p.1

p.2
p.3

p.4
consciência da necessidade suprema de se concentrar buscando energia equilibrada na suavidade das cores do arco-íris, na energia da natureza e na essência do ar. Isto é, na  inspiração profunda, suave há maior e melhor funcionamento dos órgãos;
despertar do interesse pelo significados das cores e o potencial de cada uma delas;
despertar do hábito de interiorizar-se obtendo equilíbrio físico, emocional e mental, antes de qualquer tipo de atividade;
despertar  interesse pelas emoções mais profundas e verdadeiras,
o PODER EMOCIONAL;

                                                   (nas páginas do LA: 4,5)

p.5


p.6
reconhecimento da demonstração de comportamento de atenção e consideração pelo outro;
reconhecimento de seu próprio erro;
reflexão;
solidariedade;
auto-avaliação;
reconhecimento dos valores morais que leva à perfeição da natureza humana;

                                        (nas páginas do LA: 6,7)

p.7
p.8

neste trecho é preciso frisar que dar o nome de acordo com a sua aparência nem sempre significa carinho, pode ser interpretado como pejorativo e ofensivo;
aqui é destacado os valores: bom senso, respeito;
                   


p.9
concórdia;
obediência e respeito aos ensinamentos de seus pais;
amizade;

                   

p.10
solidariedade;
concórdia;
obediência e respeito aos ensinamentos de seus pais;
amizade;

                   
                   
p.11
zelo e manter em ordem pelo seus bens;
cuidado com seus pertences ( aqui deve ser frisado que zelar não significa apegar)
                    

p.12
zelo e manter em ordem pelo seus bens;
cuidado com seus pertences ( aqui deve ser frisado que zelar não significa apegar)
consciência dos cuidados ao empinar pipa, com os postes de luz , pois são fios de alta tensão;
prudência;
reconhecimento de que a brincadeira de empinar pipa faz parte do  folclore brasileiro;
noção que em cada região de nosso país há nomes diferentes para o pipa;

                   
p.13
solidariedade
 bons modos ao ser apresentado para outra pessoa


p.14
aqui mostra as conseqüências da imprudência, de atos de selvageria para com a natureza na tentativa de sensibilizar.
                  (páginas do LA: 14,15)

a aula de Educação Emocional que estimula a inteligência Emocional. Estas aulas dão
      mais qualidade ao ensino. Tem como meta dar autonomia e autocontrole à   
      personalidade. Estimula a conscientização de virtudes permitindo que as suas 
      emoções
      sejam reconhecidas em determinadas situações do dia-a-dia compreendendo-as e
      equilibrando-as evoluindo assim a Inteligência Emocional.
      Nos adultos estimula a reflexão quanto ao seu padrão pensamento e de seus atos  
      e  atitudes.
      Na criança eleva o padrão pensamento.
                  (páginas do LA: 15,16)


p.15
aqui mostra as conseqüências da imprudência, de atos de selvageria para com a natureza na tentativa de sensibilizar.
                
a aula de Educação Emocional que estimula a inteligência Emocional. Estas aulas dão
      mais qualidade ao ensino. Tem como meta dar autonomia e autocontrole à   
      personalidade. Estimula a conscientização de virtudes permitindo que as suas 
      emoções
      sejam reconhecidas em determinadas situações do dia-a-dia compreendendo-as e
      equilibrando-as evoluindo assim a Inteligência Emocional.
      Nos adultos estimula a reflexão quanto ao seu padrão pensamento e de seus atos  
      e  atitudes.
      Na criança eleva o padrão pensamento.
                   
p.16

a aula de Educação Emocional que estimula a inteligência Emocional. Estas aulas dão
      mais qualidade ao ensino. Tem como meta dar autonomia e autocontrole à   
      personalidade. Estimula a conscientização de virtudes permitindo que as suas 
      emoções
      sejam reconhecidas em determinadas situações do dia-a-dia compreendendo-as e
      equilibrando-as evoluindo assim a Inteligência Emocional.
      Nos adultos estimula a reflexão quanto ao seu padrão pensamento e de seus atos  
      e  atitudes.
      Na criança eleva o padrão pensamento.
                  


p.17
interdisciplinaridade Ciências – formação de raios e trovões


p.18
orientação do que fazer quando há chuvas com raios e trovoadas (os perigos e a proteção)
p.19
responsabilidade prudência, consciência;
Projeto da Eletropaulo “FIQUE LONGE OS FIOS E CABOS DA REDE ELÉTRICA

p.20
conscientização da necessidade de não se esbanjar o que se tem para não faltar: água, luz, alimento;

bom senso;
p.21
senso político ;

quais as providências que nossos governantes estão tomando para a despoluição dos rios e quais atitudes deveriam tomar;
p.22
ênfase sobre a harmonia familiar;
a Nuvem Mixirica pede SOS;
auto-estima;

                 )
p.23
reconhecimento do valor da nuvem no nosso Planeta;
p.24
reconhecimento sobre os deveres entre os membros da família: obediência, união;
p.25
comentário sobre toda a história da Nuvem Mixirica como Livro Azul;

p.26
comentários sobre a precaução, amizade e solidariedade
p.27
Comentários sobre a boa educação, os bons modos, os bons costumes;
Comentários sobre o ensino que deve ser motivador, estimulando a pesquisa, a busca do conhecimento;

Estimula a liberdade de opinião;
p.28
auto-estima;
Consciência dos efeitos de suas próprias ações;
Proteção aos animais todos tem sua parte na natureza;


                  
p.29
Consciência dos efeitos de suas próprias ações;

Proteção aos animais todos tem sua parte na natureza;

p.30
reconhecimento do elo que há entre todos os seres vivos do Planeta Terra;

noção de como se formam as florestas;

p.31
conscientização da necessidade de não se esbanjar o que se tem para não faltar: água, luz, alimento;

bom senso;
noção da distribuição da energia elétrica;
reconhecimento dos cuidados necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia
                  
p.32
noção da distribuição da energia elétrica;
reconhecimento dos cuidados necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia

                  
p.33
noção da distribuição da energia elétrica;
reconhecimento dos cuidados necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia

                  
p.34
noção da distribuição da energia elétrica;
reconhecimento dos cuidados necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia

                  
p.35
perguntas do Livro Azul – ele quer saber mais de você, caro leitor;
é possível interagir com a família


p.36
conscientização sobre o perigo dos tênis jogados nos fios de alta tensão;
aqui fica em aberto 2 (dois) temas para serem debatidos em casa com os familiares;

                  
p.37
conscientização sobre o perigo dos tênis jogados nos fios de alta tensão;
aqui fica em aberto 2 (dois) temas para serem debatidos em casa com os familiares;

                  

Fontes de informações;
Manual dos primeiros socorros para choque elétrico;
                  (páginas do LA: 38, 39,40)


p.38
p.39
p.40
p.41
Música Nuvem Mixirica
                  
Músicas que a Inezita Barroso indicou pois pertence ao nosso folclore:
      “Quem Sabe” (páginas do LA: 42,43)  e “Luar do Sertão ( na página do LA: 44)




p.42
p.43
p.44
 aqui estão os amigos colaboradores dessa obra...NUVEM MIXIRICA sempre grata a essas lindas pessoas... 
que Deus as ilumine! Com carinho Angella Lemos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.